quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Está tudo em nossa cabeça!

Na verdade, eu sempre tive um "Q" de psicologia correndo nas veias, por isso a minha especialização não poderia ter outro tema, que não fosse a própria psicologia e reeducação do comportamento alimentar. Tudo é uma questão de pensamento!

Quantas vezes pensamos assim:

"EU SEI QUE NÃO DEVO, MAS...
                                                
                                               Eu mereço comer isso
                                               Emagrecer é muito difícil
 Eu devo fazer o que tenho vontade
 Isso nem é tão calórico
  Todos estão comendo, menos eu
_ Amanhã eu retomo a dieta
_ Estou estressado/cansado/chateado/triste
_ Eu tive um dia difícil
_ _ É uma comemoração, uma data especial
_ Não posso desperdiçar isso
_ Não vai fazer diferença
_ Quero mostrar ao anfitrião que estou apreciando o evento"

É normal e HUMANO pensar desta forma, dando desculpas e esquecendo o objetivo principal (nesse caso: a reeducação alimentar).
A fim de reverter esse quadro, temos que entender: 

PENSAMENTOS SABOTADORES = AUMENTAM O DESEJO - São todos aqueles citados acima.

SEGREDO: TRANSFORMÁ-LOS EM PENSAMENTOS FUNCIONAIS.


PENSAMENTOS FUNCIONAIS = DIMINUEM O DESEJO

Transformar um pensamento sabotador, ou possuir um pensamento funcional é a chave de qualquer processo saudável e duradouro do emagrecimento.
Estou decidida, por mais que pareça bom, não vou ceder pois
isso vai diminuir muito minha motivação para emagrecer.”

"Eu não preciso comer isso, eu vou desviar o foco do alimento, vou tomar um banho, realizar uma caminhada, e em poucos minutos estarei feliz por não ter cedido a tentação".



“Retardar a satisfação de um desejo aumenta sua capacidade de tolerá-lo". (Judith Beck)
                             Dica: Livro Pense Magro (Judith Beck)

Nenhum comentário:

Postar um comentário