Farinha de Berinjela – Contém alto teor de fibras alimentares, possuindo elevado poder de saciedade, favorecendo o hábito intestinal e interferindo positivamente no metabolismo das gorduras (absorção). A farinha de berinjela também é considerada protetora do sistema cardiovascular, pois reduz níveis de colesterol LDL (considerado “ruim”) e triglicerídeos, podendo também, diminuir níveis de ácido úrico no organismo (substância que em excesso favorecem dores e inflamações nas articulações) e ainda atuar como diurético.
Em sua casca, a berinjela possui substâncias que combatem os radicais livres (moléculas capazes de danificar o organismo), mas cuidado: durante o preparo da farinha, pode ocorrer uma perda de nutrientes, portando é aconselhado consumir uma fruta cítrica (com a farinha ou em um lanche próximo) para garantir também o efeito antioxidante (protetor).
Quantidade: 2 col. (sopa) por dia.
Farinha de Feijão Branco- A farinha de feijão branco é rica em fibras, e por isso, é sacetógena. Além disso, essa farinha possui a faseolamina, uma proteína que inibe a absorção de glicose pelo organismo, ou seja, interfere no metabolismo dos carboidratos e pode ser aliada na prevenção e controle do diabetes. Essa mesma proteína, quando cozida é desnaturada, então a melhor forma de aproveitar os benefícios é consumindo o feijão branco como farinha. Por outro lado, o consumo da mesma já foi associado a aumento de flatulências, e, além disso, o feijão cru possui toxinas, de forma que em excesso pode causar diarréia.
Quantidade: até 2 col. (chá) por dia. Acrescentar em preparações ou dividir em duas doses, uma antes do almoço e a outra antes do jantar, diluídas em uma pequena quantidade de água.
Farinha de Laranja Amarga- A laranja amarga possui propriedades nutritivas e é considerada um inibidor natural do apetite. É rica em fibras e nesse contexto possui a pectina, uma fibra solúvel capaz de formar uma espécie de gel no estômago promovendo a saciedade e sensação de plenitude. A fibra solúvel não é degradada, de forma que é metabolizada por bactérias benéficas do intestino – melhorando assim, o sistema imunológico.
Quantidade: 2 col. (sopa) por dia.
Soja preta- A farinha de soja preta fornece uma quantidade significativa de proteínas, ajudando a fortalecer unhas e cabelos, além de atuar na inflamação e doenças cardiovasculares. Além disso, é rica em isoflavonas e antocianinas, substâncias que diminuem o colesterol e atuam no emagrecimento. Na realidade, a antocianina age nas células de gordura (adipócitos) e auxilia na produção de uma substância que diminui a gordura armazenada nestas células. Além de ser rica em fibras, a farinha da soja preta combate rapidamente a fome, gerando uma grande sensação de saciedade.
A farinha de soja preta serve também como indicação para aliviar os sintomas da TPM ou menopausa pela ação das isoflavonas.
Quantidade: 2 col. (sopa) por dia.
É importante lembrar que o consumo dessas farinhas pede que a hidratação permaneça em dia! Ingerir no mínimo 2 litros de água é fundamental para garantir o efeito!